domingo, 27 de março de 2016

Podas de condução ajudam no desenvolvimento da copa

O formato da copa da árvore é importante para a segurança e melhora o desenvolvimento

Para muitos a poda é nada menos do que sair cortando galhos, porém, existem técnicas e informações que precisam ser levadas em consideração antes de sair cortando tudo.
A poda de condução é uma dessas técnicas, é a poda onde induzirá a planta a se desenvolver de forma segura e controlada.
No exemplo que vamos citar na postagem, são 4 árvores em desenvolvimento, que estão muito próximas e vão gerar uma competição em busca dos raios do sol, dessa forma, elas vão crescer muito e com o caule fino. É IMPORTANTE que a copa seja podada mantendo o equilíbrio, nunca corte um lado mais do que o outro, uma ventania ou tempestade pode levar a árvore a queda.
A condução nesse caso da postagem é para que elas cresçam e formem um sombreado, deixando o ambiente mais confortável, mantendo a segurança. Para isso temos que pensar no formato que queremos para as copas.
Primeiramente precisamos podar os galhos mais baixos, deixando o galho mais próximo a uma altura de dois metros do chão. Dessa forma a copa se formará a partir dessa altura.
Esse tipo de poda deixará um espaço confortável para movimentação e manutenção, além de um local fresco em dias quentes de verão.
Se as copas já estão entrelaçadas, deve-se proceder uma poda de acordo que as copas se separem e cresçam individualmente. Este tipo de competição entre as copas são resultado de falta de planejamento no plantio dessas árvores, é muito importante estudar as espécies que serão plantadas para calcular sua copa e não deixar um espaço pequeno entre elas. Saiba o que fazer com os restos da poda.

Veja a forma usada para conduzir a planta:

A poda do galho precisa seguir algumas técnicas para evitar que o galho de quebre. Cortar diretamente no Corte (C) pode resultar no lascamento da planta, danificando a estrutura abrindo espaço para doenças e fungos.
Comece a poda pelo Corte (A), debaixo para cima até a metade. Siga pelo Corte (B), de cima para baixo e só então retire o pedaço com o Corte (C).
Após a poda, aplique pasta cicatrizante no local cortado. Esse produto é encontrado em lojas de jardinagem ou agrícola e evita que a árvore sofra com ataque de fungos.

Abaixo o Antes/Depois da Poda de Condução:
Flamboiã
Nespereira
Mangueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais